leonardo portelada

associado

Leonardo Portelada tem atuação em operações societárias, estruturação de financiamentos e suas respectivas garantias, contratos comerciais, ofertas públicas e privadas de instrumentos de dívida no Brasil e no exterior. Também atua em consultoria a clientes brasileiros e estrangeiros no atendimento a regulações da Comissão de Valores Mobiliários, Banco Central do Brasil e outras agências reguladoras e auditorias. Ele também trabalhou em casos compliance e anticorrupção.

Leonardo Portelada participou de diversas operações financeiras e de mercado de capitais, auxiliando na estruturação de financiamentos (e de suas respectivas garantias) principalmente para empresas ligadas aos setores de infraestrutura e bens de consumo.  Participou na emissão de debêntures, bonds, contratação de dívida corporativa e operações de project finance.  Atuou em operações societárias ligadas aos setores de educação, saúde e entretenimento, advogando para compradores e vendedores em casos de fusões e aquisições (M&A).  Leonardo também atuou na estruturação e revisão de programas de conformidade, participando inclusive da auditoria de empresas no cumprimento de seus acordos de leniência junto a Autoridades locais e estrangeiras, além de ter participado na condução de investigações corporativas em companhias multinacionais estrangeiras e brasileiras.

Leonardo Portelada tem passagem por bancas de renome, tais como Mattos Filho Advogados, Tauil & Chequer associado a Mayer Brown LLP e Sampaio Ferraz Advogados.  É também membro do Conselho no Instituto Tellus, consultoria voltada à inovação no setor público e ao design de políticas públicas.

Leonardo Portelada obteve reconhecimento internacional pelo seu trabalho na elaboração do “2011 Corruption Perceptions Index” da Transparência Internacional, que conduziu um estudo premiado sobre a percepção da corrupção em 183 países e o efetivo cumprimento das normas anticorrupção nesses países. 

Leonardo Portelada é graduado em Direito pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/SP), com pós-graduação em Compliance pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e em LGPD, Governança e Compliance pela Universidade de São Paulo (USP).